Como adaptar um carro para cadeirantes

Seja o primeiro a comentar! - 15/08/2017

Assim como outras atividades, dirigir um carro não é tarefa simples para pessoas com dificuldade de locomoção. Virar o volante, pisar no acelerador, puxar a embreagem, estacionar e até atividades mais simples como entrar e sair do automóvel são obstáculos que precisam ser ultrapassados.

Graças às avançadas tecnologias, isso é possível com uma adaptação de carros para cadeirantes – que permite maior segurança e acessibilidade ao veículo. Dessa forma, dirigir até o trabalho, escola, faculdade, academia, ir ao cinema e até passear nos fins de semana é possível com maior independência.

Mas como adaptar o carro para cadeirante? Confira!

CNH para portadores de necessidades especiais

O primeiro passo é a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Sem ela você não poderá ir para lugar algum!

Hoje no Brasil existem mais de 20 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência e grande parte delas usam cadeiras de rodas. Entretanto, vale lembrar, que boa parte desses indivíduos trabalha, estuda, pratica esportes e precisa diariamente transitar de um local para o outro.

Para solicitar a CNH Especial é preciso ter 18 anos completos, comprovar ser alfabetizado, apresentar o original de RG e CPF, uma foto 3×4 e um comprovante de residência. A única diferença é que você irá passar por uma avaliação que definirá se está apto a obter a CNH. Isso dependerá da desenvoltura do candidato e do grau de dificuldade imposta pela deficiência. Depois de apresentar os documentos necessários, o solicitante deve procurar uma clínica que esteja autorizada pelo Detran do seu estado e fazer o teste médico e psicotécnico. A próxima etapa é procurar um Centro de Formação de Condutores e iniciar o exame teórico.

Para um portador de necessidades especiais começar a conduzir um carro adaptado para cadeirantes é preciso que um perito avalie o veículo e ateste que as a adaptações suprem as dificuldades impostas pelas limitações do condutor.

Como adaptar um carro para cadeirantes

Existem automóveis que já vêm direto de fábrica com as alterações necessárias, por isso, uma dica importante é conversar com a concessionária e apresentar as especificidades que o veículo precisa ter. Hoje existem no mercado diversas marcas, entretanto, em alguns casos, será preciso procurar uma empresa especializada para adaptar um item ou outro conforme a demanda do motorista. Nunca as faça por conta própria! O barato pode custar caro e as adaptações se não forem feitas adequadamente podem lhe por em perigo!

Como adaptar um carro para cadeirante requer desembolsar um custo considerável, o governo brasileiro isenta os deficientes físicos do pagamento de várias taxas no momento da compra de um automóvel.

Veja alguns itens que são mais comuns:

Rampa de acesso

A rampa possibilita o condutor de carro adaptado a entrar e sair do veículo com maior facilidade. É preciso fazer algumas mudanças no interior do veículo, como no assoalho e, em alguns casos, a retirada dos bancos.

Rampa de Acesso para Carros

Volante

O volante é de total importância em carros adaptados para cadeirantes, porque agrega funções como o de acelerar – que seriam impossíveis de serem acionadas pelos membros inferiores em carros não adaptados.

Volante Adaptado

Banco

Existem os bancos rotativos, que permitem que o motorista dirija de forma segura e confortável. Sua principal função é ir até a área externa do carro, permitindo que o condutor se transfira de sua cadeira de rodas para o banco – retornando para a área interna do carro.

Mas atenção! Se você não tem muita força no braço este equipamento não é o ideal.

Banco Rotatório

Elevador

O elevador é ideal para pessoas que não tem muita força no braço. Neste caso, o banco é retirado e é colocado um encaixe para a cadeira de rodas no carro. Dessa forma, o motorista não precisa fazer a transferência da cadeira para o banco, sendo muito mais prático, precisando apenas acionar o sistema do elevador e encaixar a cadeira. 

Carro para Cadeirante

A Portac é uma empresa que pode facilitar o acesso de cadeirantes a carros, residências e espaços públicos.


Você também poderá gostar de…

+ A importância dos elevadores em lugares públicos!
+ Conheça o processo de instalação de elevadores em prédios antigos!