O elevador panorâmico mais alto do mundo!

Seja o primeiro a comentar! - 18/07/2017

Você gostaria de estar, literalmente, na beira do precipício? O elevador panorâmico de Bailong, na China, te oferece esta experiência única.

Localizado na cidade de Zhangjiajie, na montanhosa região de Hunan, no sul chinês, ele detém vários recordes. De acordo com o Guinness – Livro dos Recordes, ele é o maior elevador panorâmico do mundo,  sendo o mais rápido, com maior carga e considerado o maior elevador ao ar livre do mundo. Isto não é à toa: ele transporta até 48 passageiros por viagem por uma altura de 330 metros enquanto proporciona uma visão incrível da região, declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Em 2013, o elevador panorâmico de Bailong ganhou notoriedade graças ao alpinista Jean Michel Casanova. O francês impressionou o mundo ao escalar a enorme estrutura sem proteção alguma em pouco mais de uma hora.

Jean Casanova escalando no maior elevador panoramico

A história do elevador panorâmico de Bailong

A construção do elevador começou em 1999 e terminou em 2002. Ao ser inaugurado, ele se tornou uma alternativa menos desgastante para os inúmeros turistas que visitam a região, pois antes da construção, a única opção para chegar ao topo do precipício era uma difícil escalada de duas horas.

Construído totalmente em aço e vidro, o elevador proporciona uma vista sem igual do vale durante a subida. Além de alta, pesada e visivelmente imponente, esta obra-prima da engenharia conta com detectores de terremotos que permitem uma rápida evacuação em caso de abalos sísmicos.  Na época, custou o equivalente a 19 milhões de reais. Contudo, por mais impressionante que este elevador panorâmico seja, ele não é livre de polêmica. Desde que o projeto foi anunciado, ele sofre críticas de ambientalistas que acusam a estrutura de ser prejudicial à paisagem natural da região. Até hoje, há grupos que pedem a sua retirada.

Como é subir com este elevador panorâmico?

Quer sentir como é dar um passeio neste impressionante elevador panorâmico? Confira o vídeo:


Você também poderá gostar de…

+ Conheça a história de um dos elevadores mais famosos do mundo!
+ Entenda mais sobre a Lei da Acessibilidade no Brasil!