Qual o processo para instalação de elevadores em prédios antigos?

Seja o primeiro a comentar! - 18/04/2017

elevador para residencia

O elevador para residência é um ótimo investimento para prédios antigos. Ao melhorar a acessibilidade do imóvel, ele facilita a locomoção de todos, mas – sobretudo, de idosos, portadores de deficiência física, gestantes e crianças. E não é só isso: um elevador ajuda a valorizar o prédio e seus imóveis. Dependendo do modelo de elevador para residência instalado, há um aumento de 30% a 40% no valor da venda. É uma ótima opção para fazer com que seu imóvel seja um investimento mais rentável!

Assim, não é à toa que muitos moradores de prédios antigos, que só têm escadas, estão investindo no elevador para residência. Em algumas cidades, as prefeituras já obrigam prédios de 4 a 5 andares a instalar o equipamento.

Caso o seu imóvel esteja em um prédio antigo, é possível instalar o equipamento no condomínio e passar a aproveitar todos os benefícios que ele proporciona. Mas, antes de mais nada, é preciso cumprir algumas etapas:

Adesão de moradores ao elevador residencial

Guia prático para elaborar o projeto do seu elevador

Como se trata de um investimento relativamente alto e que será usado por todos os moradores, é essencial que 100% dos condôminos aceitem a instalação do elevador para residência. Fazer a votação é importante para evitar problemas posteriores.

Estrutura adequada

O elevador para residência exige que o prédio tenha uma estrutura adequada, ou seja, um espaço disponível para instalação.

Caso a área desimpedida não seja adequada ou suficiente, é necessário realizar uma reforma. É aí que o projeto fica um pouco mais trabalhoso: é preciso fazer um estudo estrutural para identificar o local ideal para o equipamento. Se a planta tiver que ser modificada, é preciso aprovação da prefeitura. Além disso, antes de iniciar a reforma e a instalação, é preciso obter o alvará de execução da obra e fazer um estudo de carga de energia.

Todos esses processos podem ser realizados com o auxílio da empresa que instalará o equipamento, o que facilita o trabalho e garante o cumprimento de normas de segurança. Ela também estudará o local e apontará as dimensões de um elevador residencial ideais.

Tenha os custos do elevador para residência em mente

manutencao elevador para residencia

O custo de elevador residencial varia de acordo com o modelo escolhido, porém, é possível encontrar valores a partir de R$ 40 mil. A dica é sempre pesquisar para ter o melhor custo-benefício!

Além do preço de instalação, também considere que o equipamento demanda uma manutenção frequente, o que significa um investimento a mais. Lembre-se de que fazer as manutenções em dia é essencial para a segurança de todos!