Importância de elevadores em espaços públicos

Seja o primeiro a comentar! - 7/06/2015

No Brasil, a maioria dos espaços públicos tem uma característica em comum: a falta de acessibilidade. Ela está presente em estações de ônibus, escolas, faculdades, supermercados, entre outros locais.

Guia prático para elaborar o projeto do seu elevador

A falta de acessibilidade é uma das principais responsáveis por limitar a circulação de deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida, como idosos e gestantes, o que acaba por segregá-los e, até mesmo, torná-los dependentes de terceiros. Ela também é facilmente contornada realizando modificações na estrutura física desses espaços públicos, inclusive investindo em equipamentos específicos, como os elevadores para deficientes físicos.

Esse tipo de elevador é extremamente importante para facilitar a locomoção de portadores de necessidades especiais entre pavimentos de uma construção, garantindo a eles o direito de ir e vir. O equipamento ainda assegura a essas pessoas maior independência para realizar atividades do dia a dia, de modo a aumentar sua autoestima e melhorar sua qualidade de vida.

Além disso, o elevador para deficientes físicos traz um benefício especial e que faz toda a diferença: o equipamento reduz significativamente o risco de acidentes nos espaços públicos, tornando tais locais muito mais seguros e funcionais.

Plataforma Elevatória

Para ser considerado um elevador para deficientes físicos, o equipamento deve seguir rigorosamente normas de acessibilidade estabelecidas em decreto do governo federal.

O motivo é simples: somente assim os portadores de necessidades especiais, sobretudo os cadeirantes, conseguirão utilizar o equipamento para se locomover com maior facilidade. Segundo o decreto, é essencial que o elevador tenha, no mínimo, dimensões de 1,40m de profundidade e largura de 1,10m, o que garantirá a entrada e acomodação do cadeirante no equipamento. Por isso, para tornar um espaço público acessível é fundamental atentar a essas normas e, preferencialmente, contar com o apoio de uma empresa especializada, para instalar um elevador que seja realmente adequado às necessidades dos deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida.

Contar com uma empresa especializada para instalar o equipamento – como a Portac Elevadores – ainda dá algumas vantagens extras, como a garantia da qualidade do trabalho, o que diminui as chances de acidentes por conta do mau funcionamento do equipamento. Além disso, minimizam-se os gastos com manutenção do elevador.

Por isso, entre em contato conosco e faça um orçamento sem compromisso. Conheça nossa experiência e saiba como a Portac pode apresentar soluções diferenciadas para o seu negócio.


 

Você também poderá gostar de…

+ Acessibilidade para pessoas com deficiências físicas!
+ 3 Motivos para investir em um elevador para sua empresa!