As vantagens dos elevadores de acessibilidade

Seja o primeiro a comentar! - 2/06/2015

Poucos sabem, mas investir num elevador para acessibilidade é obrigatório por lei, sobretudo em empresas de médio a grande porte, comércios e faculdades, onde há uma grande circulação de pessoas. O motivo da obrigatoriedade é simples: o equipamento é inclusivo e facilita a locomoção de deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida, garantindo-lhes o direito de ir e vir.

Além disso, o elevador para acessibilidade também é de grande valia para gestantes e idosos, que geralmente sentem maior dificuldade para andar e poderão circular entre pavimentos de forma descomplicada.

Acessibilidade com elevadores

Investir nesse tipo de elevador traz ganhos tanto para quem o utiliza como para a empresa ou estabelecimento educacional. No primeiro caso, garante-se maior independência a deficientes físicos e a quem possui mobilidade reduzida, uma vez que conseguirão se locomover sem a ajuda de terceiros. Ademais, o uso do equipamento reduz o risco de acidentes nesses ambientes, tornando a empresa ou estabelecimento comercial / educacional muito mais seguro, prático e funcional.

Outra vantagem de instalar esse tipo de elevador é que se elimina o risco de multas e autuações durante fiscalizações por conta do não cumprimento da lei de obrigatoriedade do equipamento.

Ainda há mais um benefício especial: a instalação do elevador demonstra a preocupação da empresa ou estabelecimento com a acessibilidade, melhorando significativamente sua imagem não somente entre os funcionários, mas também junto aos clientes.

Guia prático para elaborar o projeto do seu elevador

No entanto, é preciso ter cuidado ao investir no equipamento, uma vez que o elevador deve seguir normas estabelecidas por lei para ser considerado de acessibilidade. De acordo com o decreto que tornou o equipamento obrigatório, o elevador para acessibilidade no modelo tradicional deve ter, no mínimo, dimensões de 1,10m de largura por 1,40m de profundidade e portas com vão de 80 cm.

Para garantir que essas e outras normas estabelecidas na lei sejam cumpridas, contrate uma empresa especializada para instalar o elevador em sua empresa ou estabelecimento comercial / de ensino. Desse modo, também é possível garantir que a qualidade do trabalho de instalação seja alta, evitando problemas como o mau funcionamento do equipamento, o que aumentará os gastos com manutenção, ou até mesmo acidentes.

Você encontra uma equipe profissional e as melhore soluções para elevadores de acessibilidade aqui na Portac. Entre em contato com a nossa empresa e tenha um atendimento personalizado e as melhores opções para a sua necessidade.


Você também poderá gostar de…

+ Tudo sobre acessibilidade para pessoas com deficiências físicas!
+ Confira como adaptar um carro para necessidades especiais!