Conheça mais sobre o Elevador de Santa Justa, um dos mais charmosos do mundo!

Seja o primeiro a comentar! - 21/03/2018

O Elevador de Santa Justa ou Elevador do Carmo é um sistema de transporte público localizado na cidade de Lisboa, em Portugal.

A torre em estilo neogótico que abriga o elevador tornou-se um ponto de parada obrigatória para muitos turistas que visitam a capital do país.

Crédito: Lisbon Checklist

A história do elevador de Santa Justa

O elevador de Santa justa teve suas obras iniciadas em 1900, sendo elas concluídas já no ano procedente. A inauguração se deu em 1902 e hoje a obra é considerada como Patrimônio Nacional de Portugal.

O nome por trás do projeto é de Raoul Mesnier du Ponsard, engenheiro português de origem francesa e que foi responsável por muitos elevadores e funiculares em Portugal.

O elevador transporta passageiros do distrito da Baixa para o Largo do Carmo. Apesar de ser esse o seu objetivo original, hoje ele se converteu em um local que recebe um grande afluxo de visitantes.

O Elevador de Santa Justa pode transportar até 29 passageiros em cada uma de suas duas cabines. O trajeto que vai da Baixa até o Largo do Carmo tem 45 metros. Muito mais do que uma simples obra decorativa, a construção do elevador representou um grande auxílio para os moradores do local que tinham que percorrer essa distância por meio de escadas – uma atividade que certamente era muito cansativa!

O Elevador de Santa Justa hoje

O elevador de santa Justa tornou-se uma das estruturas mais visitadas da cidade. O local recebe destaque principalmente por causa da vista que se tem da cidade no passadiço superior. No topo do elevador encontra-se uma plataforma que permite a vista panorâmica do centro histórico da cidade de Lisboa.

Que tal dar uma voltinha no elevador com o vídeo abaixo? Bom passeio!

 

 

Você também poderá se interessar por…

>> O elevador panorâmico mais alto do mundo!

>> Uso correto do elevador: dicas

>> Diferença entre o elevador residencial e a plataforma de acesso