Elevador residencial e plataforma de acesso: qual a diferença?

Seja o primeiro a comentar! - 26/11/2018

O elevador residencial e plataforma de acesso são dois investimentos perfeitos para tornar um imóvel acessível, facilitando a locomoção entre diferentes pavimentos.

Mas, não é todo mundo que conhece a diferença entre esses equipamentos e quando utilizá-los. Este é o seu caso? Então, confira aqui características plataforma de acesso e elevador residencial, bem como onde usar cada um deles.

Características e diferenças do elevador residencial e plataforma de acesso

 

1. Elevador residencial

Trata-se da versão tradicional do equipamento, igual à que é utilizada em condomínios, hotéis, prédios comerciais e empresariais. A diferença está na área de aplicação do elevador, que é residencial.

Neste caso, é possível desenvolver projetos personalizados ao imóvel, aproveitando áreas específicas ou utilizando revestimentos diferenciados, de modo a tornar o elevador parte da decoração.

Elevador Residencial

2. Plataforma de acesso

Equipamento que desempenha a função de locomoção entre pavimentos, porém possui estrutura distinta, exatamente como uma plataforma. Há, ainda, outras diferenças, como a realização de um percurso menor, de quatro metros, no máximo.

Além disso, a plataforma de acesso suporta uma menor quantidade de peso (até 250 quilos), não exige uma grande área para instalação e possui preço mais em conta do que um elevador tradicional, sendo opção ideal para garantir acessibilidade sem gastar muito.

Plataforma de acesso para deficientes

Onde usar elevador residencial e plataforma de acesso

O elevador pode ser utilizado em condomínios residenciais ou internamente em sobrados e construções com mais de um pavimento, agilizando a locomoção pelo imóvel.

Já no que se refere a onde usar plataforma de acesso, este equipamento é bastante versátil e pode ser utilizado em prédios com poucos andares ou sobrados, lojas, centros comerciais e escritórios de pequeno porte.

Somente é preciso atentar à quantidade de peso elevado, para cumprir esse requisito e evitar danificar a plataforma de acesso, mantendo-a em bom estado por um longo período.

 

Você também poderá se interessar por…

>> Elevador Monta Carga: descubra as características desse equipamento e onde utilizá-lo!

>> Por que sua empresa ou comércio deveria ter um elevador?

>> Lei da Acessibilidade: definições muito importantes