Elevador Lacerda: Famoso Panorâmico!

Seja o primeiro a comentar! - 23/11/2016

Quando o assunto é elevador panorâmico como ponto turístico no Brasil, o Elevador Lacerda – um dos principais símbolos de Salvador, na Bahia – é sempre lembrado. Inaugurado em 1873, o equipamento foi o primeiro elevador urbano do mundo, sendo considerado também o mais alto, com 63 metros.

Elevadores Lacerda

Elevador Panorâmico Lacerda

Idealizado por Antonio de Lacerda, o elevador foi construído com o auxílio de seu irmão, Augusto Frederico Lacerda, e financiado pelo pai de ambos, Antonio Frederico Lacerda.

A construção, que iniciou em 1869, foi um grande desafio na época, uma vez que se tratava de algo inovador para o país, um trabalho que exigia um conhecimento mais complexo de engenharia. Quatro anos depois o equipamento foi inaugurado com o nome de Elevador Hidráulico da Conceição, mas se tornou popularmente conhecido como Parafuso. Somente em 1896 o nome foi alterado para Elevador Lacerda, em homenagem ao seu idealizador.

Desde então, o equipamento passou por diversas reformas que garantiram sua modernização, como a instalação de sistema elétrico e adição de mais uma torre e elevadores, que aumentaram a quantidade de pessoas transportadas. Curiosamente, o famoso equipamento foi pensado e desenvolvido para funcionar como um meio de transporte público. A ideia era ligar a parte alta da cidade à baixa, facilitando a circulação pelos pontos financeiros e comerciais de Salvador.

Hoje, o Elevador Lacerda ainda mantém essa função, mas se transformou em um dos pontos turísticos mais famosos de Salvador, ligando a Praça de Tomé de Souza, na parte alta, à Praça Cairu, onde está o Mercado Modelo, na região baixa.

Para quem pretende aproveitar as férias na cidade, o Elevador Lacerda é parada obrigatória. Em 2002, o local ganhou nova iluminação e janelas panorâmicas, que tornam a experiência ainda mais especial. Das quatro cabines existentes, duas ainda são originais e vêm sendo utilizadas desde a inauguração. As outras conservam traços de art déco resultantes da reforma feita em 1930.

No ponto alto do Elevador Lacerda dá para aproveitar uma vista deslumbrante da Baía de Todos-os-Santos. Na parte baixa, além do Mercado Modelo é possível avistar o Forte de São Marcelo, sendo uma excelente dica de passeio!


Você também poderá gostar de…

+ O Elevador Panorâmico mais alto do mundo!
+ A História do Elevador de Santa Justa!