Jeddah Tower, o prédio mais alto do mundo

Seja o primeiro a comentar! - 14/01/2017

O novo prédio mais alto do mundo está em construção na Arábia Saudita: é a Kingdom Tower, em Jeddah. A inauguração do impressionante edifício, também conhecido como Jeddah Tower, está prevista para 2020, após problemas no financiamento terem congelado a obra por alguns meses.

Os custos da construção, situada em um novo distrito projetado do zero, estão em US$1,23 bilhão. A nova atração turística da cidade saudita, quando finalizada, superará o prédio mais alto do mundo hoje: a torre Burj Khalifa, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A Jeddah Tower terá 1km de altura e 200 andares, frente aos 828 metros e 160 andares da Burj Khalifa.

Jeddah Tower

Saiba mais sobre o novo prédio mais alto do mundo:

A Jeddah Tower

A construção do novo prédio mais alto do mundo passou por uma série de problemas. Além de ter o financiamento congelado, os arquitetos responsáveis pelo projeto tiveram que driblar a um grande desafio da região, às margens do Mar Vermelho: a água extremamente salgada. Ela danificava as estruturas de ferro da fundação do edifício. A solução foi construí-las a 60 metros de profundidade.

A altura do edifício também é um desafio para a sua construção. A obra, sob a responsabilidade do mesmo escritório que projetou o Burj Khalifa, usará um mecanismo semelhante ao da construção deste para transportar o concreto. A ideia é dispensar o elevador de carga e utilizar uma bomba para impulsionar o material durante a noite, quando as temperaturas são mais amenas.

O prédio saudita abrigará escritórios, restaurantes, 121 flats, 360 apartamentos residenciais e um hotel Four Seasons de 200 quartos.

A vista do novo prédio mais alto do mundo será, com certeza, surpreendente. Portanto, o projeto inclui a construção de um mirante no 157° andar. A plataforma de vidro que se projetará 750 metros para a frente estará aberta para visitação.

Os elevadores do prédio mais alto do mundo

Um dos maiores desafios da construção da Jeddah Tower, com certeza, é o sistema de elevadores. Trata-se de algo complexo na construção de arranha-céus em geral.

O elevador simples para residência geralmente é movimentado por um cabo de aço e tem uma velocidade ideal de 1 metro por segundo. Porém, os tipos de elevadores de obras como a Jeddah Tower são bem diferentes.

O novo edifício mais alto do mundo contará com 60 elevadores super-rápidos, com velocidade média de 10 metros por segundo, dez vezes maior que o elevador residencial padrão.

Outro desafio encontrado pelos engenheiros foi o peso do cabo de aço, que sustenta o elevador. Ele demandaria muita energia para içá-lo. A solução foi a tecnologia UltraRope, da Kone, que utiliza fibra de carbono para o mesmo fim. O cabo de aço para um elevador de 400 metros pesaria 18.650kg, o UltraRope, 1,170kg.

O sistema de freio deste elevador também tem que ser diferenciado e excepcionalmente resistente: deve suportar uma temperatura de até 300 graus Celsius, que se produz em caso de queda livre.

Como a construção do prédio mais alto do mundo ainda não está concluída, os projetistas dos elevadores fazem seus testes em uma mina abandonada na Finlândia. Eles só verão sua obra em ação em 2020, após a inauguração do edifício.


Você também poderá gostar de…

+ O Famoso Elevador de Santa Justa!
+ Entenda o processo de instalação de elevadores em prédios antigos!