Manutenção de Elevador Residencial

Seja o primeiro a comentar! - 21/09/2016

O elevador residencial é um item indispensável na locomoção entre andares de empreendimentos verticais, principalmente para atender a necessidade de pessoas com dificuldades de locomoção. Como esse é um equipamento que transporta pessoas, é essencial que ele passe por manutenções periódicas.

A manutenção, nesse caso, garante a total qualidade do elevador, reduzindo consideravelmente as chances de parada de funcionamento ou então de acidentes, garantindo mais segurança aos moradores. Mas, de quanto em quanto tempo a manutenção de elevador deve ser feita?

Confira esse e outros detalhes sobre o assunto!

Boto~es de Elevador

Manutenção de elevadores residenciais

Manutenções e vistorias devem ser feitas mensalmente, independentemente se o equipamento é utilizado por uma grande quantidade de pessoas ou não. O importante, neste caso, é assegurar a segurança do equipamento e eliminar as chances de parada por mau funcionamento.

Como funciona a manutenção?

Toda a estrutura do elevador residencial é analisada, reparada e testada durante a manutenção. Entram nessa lista de verificação itens como sistemas de transmissão, freios de emergência, cabos de aço, portas e limitador de velocidade.

Problemas da ausência de manutenção

O uso contínuo do equipamento pode trazer problemas como desalinhamento do sistema de fechamento de portas, ruído, velocidade fora do normal, vibração e problemas com paradas. Além disso, deixar de fazer a manutenção do equipamento prejudica a segurança dos usuários, que podem sofrer acidentes graves ou fatais, como no caso de quedas no poço do elevador.

Benefícios da manutenção

  • Máxima qualidade do equipamento e diminuição das chances de paradas;
  • Mais segurança aos moradores que utilizam o equipamento;
  • Minimização do risco de acidentes durante o uso do elevador;
  • Redução dos gastos com energia elétrica, pois há uma diminuição de sobrecarga de consumo.

Custo da manutenção do equipamento

O valor para manutenção de um elevador residencial costuma variar de acordo com o equipamento, sua capacidade e velocidade, além de número de paradas que o elevador faz. Ademais, são várias as opções de contrato, com possibilidade de adicionais como cobertura de peças, entre outros. Quanto mais extras, mais alto o gasto com a manutenção, mas é uma despesa que compensa em curto prazo.


Você também poderá gostar de…

+ Veja como adaptar um carro para cadeirantes!
+ Conheça o elevador panorâmico mais alto do mundo!