Manutenção de elevador: descubra os tipos e a sua importância

Seja o primeiro a comentar! - 20/11/2017

A manutenção de um elevador pode ser definida como um conjunto de ações, tanto técnicas quando administrativas, também incluindo as de supervisão, que tem como objetivo manter ou colocar um determinado elevador em um estado no qual ele possa desempenhar sua função de maneira ótima. Em outras palavras, a manutenção de elevador tem como objetivo que ele continue a desempenhar as funções para qual foi projetado, tendo como parâmetro um nível de desempenho pré-estabelecido.

As atividades de manutenção existem para evitar a degradação do elevador, que pode ser tanto na aparência como no desgaste de instalações.

Tipos de manutenção de elevador

manutenção-de-elevador

Basicamente, existem três tipos de manutenção de elevador: manutenção corretiva, manutenção preventiva e preditiva.

  • Manutenção corretiva: realizada após a ocorrência de uma pane, com o objetivo de fazer com que um item volte a executar sua função requerida.
  • Manutenção Preventiva: tipo de manutenção realizada em intervalos regulares predeterminados. Tem como objetivo reduzir a probabilidade de falha ou degradação do funcionamento de um item.
  • Manutenção Preditiva: utiliza de meios de supervisão centralizados ou de amostragem com o objetivo de reduzir ao mínimo a manutenção preventiva e diminuir a manutenção corretiva.

 

Com qual frequência fazer a manutenção de elevadores?

Para que o elevador sempre apresente um bom desempenho, é necessário realizar manutenções periódicas. Além de garantir o funcionamento perfeito do elevador, a manutenção também serve como uma salvaguarda lega no caso de algum acidente.

É sempre importante verificar a qual a periodicidade mínima para a manutenção do seu elevador, até mesmo porque os modelos são variados e as especificidades de cada um também. Mas, de maneira geral, recomenda-se realizar a manutenção mensal de elevadores utilizados para fins comerciais e semestral para os elevadores residenciais.

Você também poderá se interessar sobre…

>> Manutenção de Elevador residencial

>> Diferenças entre o Elevador residencial e a plataforma de acesso

>> 3 motivos para investir em elevador na sua empresa