O elevador mais rápido do mundo

Seja o primeiro a comentar! - 18/02/2017

Panorâmico, de carga, para deficientes, restaurantes…existem diversos tipos de elevadores hoje. Na maior parte das vezes, ele se limita ao tipo comum, que não se move muito rápido e tem capacidade para até 10 pessoas, em média. Contudo, com a proliferação de edifícios altíssimos, surgiram alternativas ambiciosas e inovadoras para o transporte de passageiros. Afinal de contas, o elevador e a acessibilidade são inseparáveis nestes projetos.

A maioria destes elevadores inova pela velocidade. O edifício Taipei 101, em Taiwan, tem elevadores que atingem 60,6 km/h, por exemplo. Mas acredite: este não é o elevador mais rápido do mundo.

O Elevador mais rápido do mundo

Qual a velocidade do elevador mais rápido do mundo?

Até pouco tempo atrás, a torre Burj Khalifa tinha dos recordes: era o prédio mais alto do planeta e tinha os elevadores mais altos do mundo. Ele ainda detém o primeiro título – pelo menos até a conclusão das obras da Jeddah Tower, na Arábia Saudita, que deve acontecer em 2020.

O segundo foi perdido para a Torre de Xangai: um dos elevadores do prédio chinês foi aprimorado e circula a 73,8 km/h de acordo com a Mitsubishi Electric, empresa responsável pelo projeto. É possível sair do subsolo e chegar ao 119º andar em apenas um minuto. Enquanto isso, os 55 superelevadores da Burj Khalifa atingem 65 km/h.

Não é apenas a velocidade do equipamento chinês que impressiona: o elevador mais alto do mundo teve que receber uma série de melhorias para o conforto e segurança dos passageiros devido a sua alta velocidade. Amortecedor, corda de tração e regulador de velocidade foram melhorados. Além disso, a pressão de ar dentro do carro é adaptada ao longo da viagem para evitar a sensação de pressão no ouvido dos passageiros, típica das viagens de avião. Carenagens aerodinâmicas agem diminuindo o ruído do equipamento.

Este não é o único elevador impressionante da China. Com muitos arranha-céus, o país representa 60% da demanda mundial por elevadores.


Você também poderá gostar de…

+ Jeddah Tower: o futuro prédio mais rápido do mundo!
+ 3 Motivos para investir em um elevador para sua empresa!