O que são as plataformas de acesso? Por que elas são tão importantes?

Seja o primeiro a comentar! - 22/05/2018

Deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida permanente ou temporária possuem grande dificuldade para se locomover, especialmente em construções com vários pavimentos.

É justamente aí que as plataformas de acesso entram como aliadas e soluções altamente eficazes. Mas, você sabe o que são esses equipamentos? A seguir, conheça detalhes sobre eles e entenda sua importância.

Plataforma Elevatória

O que são plataformas de acesso

Trata-se de equipamentos que desempenham a mesma função dos elevadores para deficientes físicos, porém com estrutura diferente. Além disso, a plataforma é destinada a ambientes com um número menor de pavimentos, já que o percurso realizado por ela é de 4 metros de altura, no máximo.

O equipamento suporta até 250 quilos, demanda uma área menor para instalação e ainda conta com um benefício que faz toda a diferença: é mais barato do que o elevador.

A importância das plataformas de acesso

As plataformas são importantes para garantir a acessibilidade em construções com múltiplos andares. Assim, deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida podem se movimentar com facilidade por diferentes espaços, sem depender de terceiros para isso.

O equipamento é uma excelente alternativa para quem deseja tornar o imóvel inclusivo, oferecendo maior independência a deficientes e cumprindo leis de acessibilidade.

Onde instalar plataformas de acesso

As plataformas de acesso podem ser instaladas em diferentes locais privados e públicos:

  • Residências: sobrados e prédios com poucos andares são locais que podem receber a plataforma, facilitando a locomoção entre os pavimentos;
  • Estabelecimentos comerciais: lojas e centros comerciais podem utilizar o equipamento em locais estratégicos;
  • Locais públicos: ótimos exemplos são bibliotecas, rodoviárias e espaços de lazer, de modo a assegurar a rápida e segura transição entre pavimentos;
  • Pequenas empresas: por exemplo, escritórios. A plataforma é uma boa forma de tornar a área interna acessível a funcionários e visitantes que tenham algum tipo de limitação de locomoção.

 

Você também poderá se interessar por…

>> Acessibilidade para pessoas com deficiência. Tudo o que você precisa saber

>> Elevador monta carga: razões para você ter um na sua empresa ou comércio

>> Qual o processo para comprar um elevador?