Por que é importante a manutenção para elevadores?

Seja o primeiro a comentar! - 25/01/2019

O elevador se transformou em um equipamento essencial para construções verticais, facilitando a locomoção entre diferentes pavimentos e garantindo acessibilidade ao local.

Embora sejam extremamente relevantes no dia a dia, há quem negligencie um detalhe: a manutenção para elevadores, o que não é recomendado. Saiba, a seguir, o porquê e confira outras informações relevantes sobre o assunto.

 

A importância da manutenção para elevadores

manutenção de elevadores

É essencial investir na manutenção de elevadores, que é um processo que garantirá a qualidade e pleno funcionamento do equipamento, minimizando o risco de paradas.

Há, ainda, um outro detalhe importante: quando se adota a manutenção, assegura-se também a segurança dos usuários, já que o equipamento funcionará de maneira adequada, com chance mínima de queda ou quebra, evitando acidentes.

 

Frequência de manutenção de elevadores

Poucos sabem, mas existe uma frequência da manutenção de elevadores, ou seja, um período considerado ideal para realizar esse procedimento e preservar os equipamentos.

Deve-se fazer a manutenção e vistoria mensalmente, não importa qual seja o tamanho do elevador e a quantidade de peso transportada. Fazendo esse procedimento todo mês é possível identificar eventuais problemas logo no começo, evitando o total comprometimento do elevador ou mais gastos para consertá-lo.

 

Problemas enfrentados na não manutenção

A ausência da manutenção traz uma série de problemas e riscos para a construção e usuários. A seguir, listamos os principais (os que justificam esse procedimento em curto e longo prazo):

  • Desalinhamento do sistema de fechamento das portas, com grande chance de provocar acidentes na utilização do equipamento;
  • Ruído considerável, o que compromete e incomoda pessoas, seja em um prédio residencial, comercial, empresarial, hotel ou hospital;
  • Velocidade irregular e vibração do equipamento, o que pode causar medo em alguns usuários do elevador;
  • Aumento da possibilidade de ocorrência de problemas como parada, quebra ou queda, podendo provocar acidentes graves ou fatais.

 

Você também poderá se interessar por…

>> Qual o processo para comprar um elevador?

>> Elevador residencial e plataforma de acesso: qual a diferença?

>> Elevador monta carga: descubra as características desse equipamento e onde utilizá-lo