Torne o seu restaurante acessível para todos

Seja o primeiro a comentar! - 23/06/2016

A maioria dos restaurantes não é projetada para receber deficientes físicos, o que acaba por dificultar o acesso desses clientes a esses locais e aumentar sua dependência para realizar atos simples, como se locomover. Curiosamente, qualquer restaurante pode ser inclusivo e tornar suas áreas externas e internas acessíveis. Assim, é possível facilitar a locomoção no local, o que certamente ajudará a aumentar o número de clientes.

Mas, como tornar o restaurante acessível a portadores de deficiência física? O segredo para isso é simples, basta investir em adequações na estrutura do imóvel. Conheça aqui quais são essas modificações a serem realizadas:

Substitua as escadas por rampas de acesso

Rampa de Acesso

As escadas são grandes vilões da acessibilidade, porque dificultam a circulação de cadeirantes. Por isso, trate de substitui-las para facilitar a locomoção no restaurante.

Há duas opções: caso a escada tenha poucos degraus, considere instalar uma rampa no local. Se o restaurante tiver escadas longas e mais de um piso, invista em um elevador para cadeirante. O grande diferencial desse tipo de elevador é que o equipamento dá mais segurança para o deficiente físico, além de mais conforto para acessar o restaurante, garantindo a ele uma ótima experiência no local, com alta chance de fidelização de cliente.

No entanto, ao investir no elevador para cadeirante tome um cuidado especial: contrate uma empresa capacitada e que cumpra normas da ABNT, que estabelece que o equipamento tenha um espaço mínimo interno para abrigar o deficiente sem lhe causar problemas ou desconforto. Assim, elimina-se o risco de erros no projeto do elevador.

Guia prático para elaborar o projeto do seu elevador

Instale barras de apoio em locais estratégicos

barra-de-apoio-deficiente

Procure instalar barras de apoio em locais com maior circulação, o que oferece uma ajuda a mais para deficientes na hora de se locomoverem. Inclusive, dê uma atenção especial ao banheiro, colocando barras pelo local, para facilitar o uso da área.

 

 

Verifique portas

Esse é um detalhe que muitos esquecem, mas que é importante, pois algumas portas são pequenas demais e não permitem a passagem de cadeirantes. Isso ocorre principalmente na entrada do local e no banheiro. Por isso, verifique esses detalhes e providencie um reparo, se necessário, para tornar o ambiente acessível.


Você também poderá gostar de…

+ Veja como funciona a instalação de elevadores em prédios antigos!
+ Como adaptar um carro para cadeirantes? Confira!